sexta-feira, 4 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO INFANTIL

Atividades



EDUCAÇÃO  INFANTIL

                A estimulação precoce das crianças contribui muito para o seu aprendizado futuro, desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.

                Para as crianças pequenas, quase tudo é brincadeira. Por isso, na Educação Infantil, não faz sentido separar momentos de brincar dos de aprender. Dessa forma, os espaços e rotina da escola devem ser planejados de modo a proporcionar multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens, o tempo todo. É nesse ambiente de aprendizagem que as crianças vão socializar-se e ganhar autonomia, sendo necessária a integração entre o educador, o planejamento pedagógico e a organização dos espaços.

                Entender a função do brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social.

                O brincar é uma das formas privilegiadas das crianças se expressarem, se relacionarem, descobrirem, explorarem, conhecerem e darem significado ao mundo, bem como de construírem sua própria subjetividade, constituindo-se como sujeitos humanos em determinada cultura. É, portanto, uma das linguagens da criança e, como as demais, aprendida social e culturalmente.

                A educação infantil é primordial para a aprendizagem da criança. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, proporcionando à criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental. A educação infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem, aquela que deixa a criança pronta para aprender.

                As atividades propostas a seguir podem ser realizadas nos diversos espaços: na sala de aula, no pátio, na quadra, no parquinho, procurando estimular a socialização, a autonomia e o aprendizado através de diferentes brincadeiras. Em seguida poderá ser apresentada a folha de papel, o livro didático onde a criança fará o registro do que foi experimentado e vivenciado nas brincadeiras.

ATIVIDADES

1-      Barquinho

Objetivos: trabalhar a percepção auditiva, visual,tátil, motora.

Cante uma música para iniciar a aula, por exemplo, “O barquinho virou...”, assim pode-se trabalhar mais o nome das crianças. Crie barquinhos de papel feitos com folhas de jornal, colocando o nome de cada criança nele e monte um painel para que as crianças visualizem a escrita de seu nome. Brinque de rema-rema remador, formando duplas com as crianças.

Leia o livro O Barco, de Mary França e Eliardo França. Mostre as ilustrações durante a leitura e, ao final, pergunte às crianças do que era feito o barco e por onde o personagem navegou com seu barquinho de papel.

Distribua revistas às crianças e peça a elas que procurem uma imagem de mar, rio, lagoa ou qualquer outro lugar em que se possa navegar. Solicite às crianças que rasguem e colem a imagem num painel ou mural. Para completar o registro, entregue o desenho da dobradura de barco para que as crianças pintem. (de acordo com a idade, as próprias crianças podem fazer sua dobradura de barco) Depois, solicite a elas que colem no mural o barco sobre a imagem pesquisada e retirada de revistas.

Juntos, ainda poderão recontar a história O barco, recriando-a.

2-      Que caminho vou seguir ?

Objetivos: trabalhar a percepção visual, tátil, a expressão corporal, as formas.

Inicie a atividade criando caminhos pelo ambiente onde está trabalhando. Faça caminhos que comecem na porta e vão até um alvo que deseja trabalhar.

Faça com barbante, giz ou fita adesiva larga um caracol no chão, fazendo as crianças entrarem e saírem dele, andando sobre seu contorno.

Faça figuras geométricas, tais como: quadrado, círculo, triângulo; solicite-lhes que caminhem em cima das linhas dos desenhos criados, brinque de pular dentro, fora, perto e longe das figuras. Crie histórias em que tenham que utilizar essas formas como obstáculos a serem vencidos, tais como: andar sobre as linhas sem colocar os pés fora delas, se equilibrando.

Conte a história do “Chapeuzinho Vermelho”, enfatizando o caminho que a menina percorreu ou deveria percorrer até a casa da vovó. Monte um cenário e dramatize a historinha junto com as crianças. Aproveite para desenvolver na criança a aceitação de regras, devendo fazer o que foi estabelecido.

3-      História dramatizada

Objetivos: dramatização, desenvolver os movimentos naturais, criatividade, concentração, imitação, observação e atenção, noção de camaradagem.

O leão e o rato

(As crianças ficam à vontade ou em círculo, tendo o professor à frente, narrando a história.)

“Certo dia o rato saiu da toca correndo (corrida no mesmo lugar), muito assustado estava o rato pois fugia do gato preto.

No caminho encontrou o leão, levou um grande susto, começou a tremer as pernas   e a mexer os braços nervosamente (movimentos de braços e pernas). O rei dos animais, vendo o ratinho nervoso, não lhe fez nenhum mal e deixou que ele seguisse o seu caminho.

Um dia, o leão caiu numa armadilha e, por mais que movimentasse o corpo, não conseguia sair (exercícios de tronco). Fez força (movimentos de empurrar), rugiu furioso (fazer o som do rugido), mas de nada adiantou.

O rato que naquele dia passava por ali, viu o desespero do amigo e começou a roer as cordas da rede, com toda a paciência (imitar sons de roer a corda). Quando terminou estava cansado, mas muito feliz; começou a dar pulos de alegria (saltar), ficou tão cansado que mal conseguia respirar, respirou calmamente, assim (respirar fundo). O leão vendo-se livre, agradeceu ao ratinho e os dois ficaram muito amigos ( dar abraços ou aperto de mãos).”

Em seguida poderá ser conversado com as crianças sobre os medos, o respeito às diferenças, a amizade e solidariedade.

Os alunos poderão fazer a representação da história através de um desenho.

4-      Dentro \ Fora \ Perto \ Longe

Objetivo: desenvolver a percepção auditiva e a rapidez de reação.

Desenvolvimento: Traça-se um círculo bem grande no chão dispondo as crianças em sua volta. Quando a professora ordenar “Dentro ou Fora”, “Perto ou Longe” as crianças devem cumprir a ordem pulando para dentro ou para fora, para perto ou para longe do círculo conforme aquilo que a professora tenha dito.

5-      Formas e cores

Objetivos: aprender as cores e as formas, trabalhar a atenção.

Material: sacola não transparente, objetos coloridos e com formatos variados.

Desenvolvimento: O educador expõe todos os objetos, falando a forma, seu nome e sua cor. Após um tempo de observação, guarda-os, chama um aluno de cada vez, diz o objeto e ele deve lembrar da cor ou diz uma cor e o aluno fala o nome do objeto. Ganha pontos quem acertar e todos podem fazer várias vezes.

6-      Mímica

Objetivos: desenvolver a socialização e a criatividade, estimular a atenção e o ritmo.

Material: aparelho de som, CD

Desenvolvimento: Os alunos dispostos livremente pelo espaço, ao ouvir a música devem imitar um animal sugerido pelo educador. Quando a música parar todos devem ficar imóveis como estátua. Ao voltar a música o educador muda o animal.

7-      Boliche maluco

Objetivos: trabalhar a coordenação motora fina, estimular a coordenação viso-motora, incentivar a percepção tátil e visual.

Material: sucatas, bolas de borracha ou de tênis.

Desenvolvimento: Os alunos, com a ajuda do educador, fazem montes de sucatas. Depois  cada aluno recebe uma bola e de um determinado local, tentam acertar ou derrubar a pilha de sucatas, rolando a bola.

8-      Caça ao tênis

Objetivos: trabalhar a habilidade, a atenção; aprender a calçar os tênis e reconhecer seu nome.

Material: placas com os nomes dos alunos.

Desenvolvimento: Dividir a turma em 2 grupos, pedir para tirarem o tênis e colocar enfileirados no final da sala, com as placas identificando cada tênis, evitando confusão caso tenham iguais. Distantes dos tênis, deve-se formar as 2 fileiras. Ao sinal do educador, um integrante de cada grupo ( o primeiro da fila) começará procurando seu tênis, olhando pelos nomes. Aquele que encontrar seu tênis e conseguir calçá-los irá para o final da fila, possibilitando que o próximo comece o trajeto. Vence a equipe que conseguir com que todos os integrantes cumpram a atividade primeiro.

9-      Passa a bola

Objetivos: desenvolver a agilidade e estimular a escrita no quadro de letrinhas já apresentadas pela professora.

Material: uma bola de meia e música.

Desenvolvimento: Alunos sentados no chão numa rodinha, passando a bola para o colega do lado, ao som da música. Quando o educador parar a música, quem estiver com a bola na mão deverá ir até o quadro e escrever uma vogal ou consoante que o educador pedir.

10-   Semáforo

Objetivos: conhecer o semáforo e seu funcionamento, desenvolver a atenção e a reação rápida.

Material: 3 panos coloridos ou papéis com as cores do semáforo.

Desenvolvimento: Quando o educador levantar o pano vermelho todos deverão parar; quando levantar o amarelo, deverão prestar atenção; quando levantar o verde, deverão andar. O participante que errar, sai da brincadeira ou paga uma prenda. Ganha quem chegar ao outro lado primeiro ou ficar por último.

11-   Cores

Objetivo: desenvolver a discriminação visual, a atenção e reconhecer as cores.

Desenvolvimento: Educandos sentados em círculo, o educador pede que cada criança cite um objeto na sala, ou no local da atividade, da cor que ele indicar. Por ex. dirá verde e cada criança deverá dizer: “verde é... um objeto qualquer da sala que seja dessa cor”. Quem errar poderá pagar uma prenda.

12-   Batalha do aquecimento

Objetivos: conhecer o corpo e desenvolver a coordenação motora.

“Estamos na batalha do aquecimento

Vamos aquecer nesse momento

Crianças, atenção! Um braço, outro braço,

Uma perna, outra perna, a cabeça, a barriga, o quadril !

Aqueceu !”

13-   Trânsito

Objetivos: desenvolver a atenção, discriminar cores.

Desenvolvimento: A professora fica com 4 cartões de cores diferentes. Cada cartão tem um objetivo a ser cumprido. Exemplo:

Cartão vermelho = mexer a cabeça

Cartão amarelo = tocar os pés

Cartão azul = pular, balançando os braços

Cartão verde = andar para trás, tocando as costas.

14-   Aponte o que ouviu

Objetivo: desenvolver a coordenação motora e agilidade.

Desenvolvimento: Colocar a turma em círculo e a professora começa dando o exemplo (fala-se uma parte do corpo e aponta outra – “Este é meu nariz, apontando para o pé.”) A criança que continuar deverá apontar para o seu pé e falar o nome de outra parte do corpo.

15-   Pique cor

Objetivos: aprender a localizar-se no espaço e reconhecer cores.

Desenvolvimento: A professora espalha materiais de cores diversificadas pela sala e escolhe um aluno por vez para pegar o objeto da cor escolhida por ela. O aluno que não conseguir encontrar, receberá pistas. Ex. cor amarela: amarelo é a cor do sol. O aluno que encontrar, deve segurar o material da cor determinada, para ir eliminando as cores.
Bibliografia sugerida:
. Guerra, Marlene - Recreação e lazer - Ed. Sagra
. Almeida, Geraldo Peçanha de (org.)- Práticas de Educação Infantil - Ed. Wak


 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário