EDUCAÇÃO INFANTIL
A
estimulação precoce das crianças contribui muito para o seu aprendizado futuro,
desenvolve suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social. O
contato das crianças com os educadores transforma-se em relações de aprendizado.
Para
as crianças pequenas, quase tudo é brincadeira. Por isso, na Educação Infantil,
não faz sentido separar momentos de brincar dos de aprender. Dessa forma, os
espaços e rotina da escola devem ser planejados de modo a proporcionar
multiplicidade de experiências e contato com todas as linguagens, o tempo todo.
É nesse ambiente de aprendizagem que as crianças vão socializar-se e ganhar
autonomia, sendo necessária a integração entre o educador, o planejamento
pedagógico e a organização dos espaços.
Entender
a função do brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente,
para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de
inserção social.
O
brincar é uma das formas privilegiadas das crianças se expressarem, se relacionarem,
descobrirem, explorarem, conhecerem e darem significado ao mundo, bem como de
construírem sua própria subjetividade, constituindo-se como sujeitos humanos em
determinada cultura. É, portanto, uma das linguagens da criança e, como as
demais, aprendida social e culturalmente.
A
educação infantil é primordial para a aprendizagem da criança. Ela socializa,
desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar futuro, proporcionando à
criança resultados superiores ao chegar ao ensino fundamental. A educação
infantil é o verdadeiro alicerce da aprendizagem, aquela que deixa a criança
pronta para aprender.
As
atividades propostas a seguir podem ser realizadas nos diversos espaços: na
sala de aula, no pátio, na quadra, no parquinho, procurando estimular a
socialização, a autonomia e o aprendizado através de diferentes brincadeiras.
Em seguida poderá ser apresentada a folha de papel, o livro didático onde a
criança fará o registro do que foi experimentado e vivenciado nas brincadeiras.
ATIVIDADES
1- Barquinho
Objetivos:
trabalhar a percepção auditiva, visual,tátil, motora.
Cante uma música
para iniciar a aula, por exemplo, “O barquinho virou...”, assim pode-se
trabalhar mais o nome das crianças. Crie barquinhos de papel feitos com folhas
de jornal, colocando o nome de cada criança nele e monte um painel para que as
crianças visualizem a escrita de seu nome. Brinque de rema-rema remador,
formando duplas com as crianças.
Leia o livro O
Barco, de Mary França e Eliardo França. Mostre as ilustrações durante a leitura
e, ao final, pergunte às crianças do que era feito o barco e por onde o
personagem navegou com seu barquinho de papel.
Distribua
revistas às crianças e peça a elas que procurem uma imagem de mar, rio, lagoa
ou qualquer outro lugar em que se possa navegar. Solicite às crianças que
rasguem e colem a imagem num painel ou mural. Para completar o registro,
entregue o desenho da dobradura de barco para que as crianças pintem. (de
acordo com a idade, as próprias crianças podem fazer sua dobradura de barco) Depois,
solicite a elas que colem no mural o barco sobre a imagem pesquisada e retirada
de revistas.
Juntos, ainda
poderão recontar a história O barco, recriando-a.
2- Que caminho vou seguir ?
Objetivos:
trabalhar a percepção visual, tátil, a expressão corporal, as formas.
Inicie a
atividade criando caminhos pelo ambiente onde está trabalhando. Faça caminhos
que comecem na porta e vão até um alvo que deseja trabalhar.
Faça com
barbante, giz ou fita adesiva larga um caracol no chão, fazendo as crianças
entrarem e saírem dele, andando sobre seu contorno.
Faça figuras
geométricas, tais como: quadrado, círculo, triângulo; solicite-lhes que
caminhem em cima das linhas dos desenhos criados, brinque de pular dentro,
fora, perto e longe das figuras. Crie histórias em que tenham que utilizar
essas formas como obstáculos a serem vencidos, tais como: andar sobre as linhas
sem colocar os pés fora delas, se equilibrando.
Conte a história
do “Chapeuzinho Vermelho”, enfatizando o caminho que a menina percorreu ou
deveria percorrer até a casa da vovó. Monte um cenário e dramatize a historinha
junto com as crianças. Aproveite para desenvolver na criança a aceitação de
regras, devendo fazer o que foi estabelecido.
3- História dramatizada
Objetivos: dramatização,
desenvolver os movimentos naturais, criatividade, concentração, imitação,
observação e atenção, noção de camaradagem.
O leão e o rato
(As crianças
ficam à vontade ou em círculo, tendo o professor à frente, narrando a
história.)
“Certo dia o
rato saiu da toca correndo (corrida no mesmo lugar), muito assustado estava o
rato pois fugia do gato preto.
No caminho
encontrou o leão, levou um grande susto, começou a tremer as pernas e a mexer os braços nervosamente (movimentos
de braços e pernas). O rei dos animais, vendo o ratinho nervoso, não lhe fez
nenhum mal e deixou que ele seguisse o seu caminho.
Um dia, o leão
caiu numa armadilha e, por mais que movimentasse o corpo, não conseguia sair
(exercícios de tronco). Fez força (movimentos de empurrar), rugiu furioso
(fazer o som do rugido), mas de nada adiantou.
O rato que
naquele dia passava por ali, viu o desespero do amigo e começou a roer as
cordas da rede, com toda a paciência (imitar sons de roer a corda). Quando
terminou estava cansado, mas muito feliz; começou a dar pulos de alegria
(saltar), ficou tão cansado que mal conseguia respirar, respirou calmamente, assim
(respirar fundo). O leão vendo-se livre, agradeceu ao ratinho e os dois ficaram
muito amigos ( dar abraços ou aperto de mãos).”
Em seguida
poderá ser conversado com as crianças sobre os medos, o respeito às diferenças,
a amizade e solidariedade.
Os alunos
poderão fazer a representação da história através de um desenho.
4- Dentro \ Fora \ Perto \ Longe
Objetivo:
desenvolver a percepção auditiva e a rapidez de reação.
Desenvolvimento:
Traça-se um círculo bem grande no chão dispondo as crianças em sua volta.
Quando a professora ordenar “Dentro ou Fora”, “Perto ou Longe” as crianças
devem cumprir a ordem pulando para dentro ou para fora, para perto ou para
longe do círculo conforme aquilo que a professora tenha dito.
5- Formas e cores
Objetivos:
aprender as cores e as formas, trabalhar a atenção.
Material:
sacola não transparente, objetos coloridos e com formatos variados.
Desenvolvimento:
O educador expõe todos os objetos, falando a forma, seu nome e sua cor. Após um
tempo de observação, guarda-os, chama um aluno de cada vez, diz o objeto e ele
deve lembrar da cor ou diz uma cor e o aluno fala o nome do objeto. Ganha
pontos quem acertar e todos podem fazer várias vezes.
6- Mímica
Objetivos:
desenvolver a socialização e a criatividade, estimular a atenção e o ritmo.
Material:
aparelho de som, CD
Desenvolvimento:
Os alunos dispostos livremente pelo espaço, ao ouvir a música devem imitar um
animal sugerido pelo educador. Quando a música parar todos devem ficar imóveis
como estátua. Ao voltar a música o educador muda o animal.
7- Boliche maluco
Objetivos:
trabalhar a coordenação motora fina, estimular a coordenação viso-motora,
incentivar a percepção tátil e visual.
Material:
sucatas, bolas de borracha ou de tênis.
Desenvolvimento:
Os alunos, com a ajuda do educador, fazem montes de sucatas. Depois cada aluno recebe uma bola e de um
determinado local, tentam acertar ou derrubar a pilha de sucatas, rolando a
bola.
8- Caça ao tênis
Objetivos:
trabalhar a habilidade, a atenção; aprender a calçar os tênis e reconhecer seu
nome.
Material:
placas com os nomes dos alunos.
Desenvolvimento:
Dividir a turma em 2 grupos, pedir para tirarem o tênis e colocar enfileirados
no final da sala, com as placas identificando cada tênis, evitando confusão
caso tenham iguais. Distantes dos tênis, deve-se formar as 2 fileiras. Ao sinal
do educador, um integrante de cada grupo ( o primeiro da fila) começará
procurando seu tênis, olhando pelos nomes. Aquele que encontrar seu tênis e
conseguir calçá-los irá para o final da fila, possibilitando que o próximo
comece o trajeto. Vence a equipe que conseguir com que todos os integrantes
cumpram a atividade primeiro.
9- Passa a bola
Objetivos:
desenvolver a agilidade e estimular a escrita no quadro de letrinhas já
apresentadas pela professora.
Material:
uma bola de meia e música.
Desenvolvimento:
Alunos sentados no chão numa rodinha, passando a bola para o colega do lado, ao
som da música. Quando o educador parar a música, quem estiver com a bola na mão
deverá ir até o quadro e escrever uma vogal ou consoante que o educador pedir.
10- Semáforo
Objetivos:
conhecer o semáforo e seu funcionamento, desenvolver a atenção e a reação
rápida.
Material:
3 panos coloridos ou papéis com as cores do semáforo.
Desenvolvimento:
Quando o educador levantar o pano vermelho todos deverão parar; quando levantar
o amarelo, deverão prestar atenção; quando levantar o verde, deverão andar. O
participante que errar, sai da brincadeira ou paga uma prenda. Ganha quem
chegar ao outro lado primeiro ou ficar por último.
11- Cores
Objetivo:
desenvolver a discriminação visual, a atenção e reconhecer as cores.
Desenvolvimento:
Educandos sentados em círculo, o educador pede que cada criança cite um objeto
na sala, ou no local da atividade, da cor que ele indicar. Por ex. dirá verde e
cada criança deverá dizer: “verde é... um objeto qualquer da sala que seja
dessa cor”. Quem errar poderá pagar uma prenda.
12- Batalha do aquecimento
Objetivos:
conhecer o corpo e desenvolver a coordenação motora.
“Estamos
na batalha do aquecimento
Vamos
aquecer nesse momento
Crianças,
atenção! Um braço, outro braço,
Uma
perna, outra perna, a cabeça, a barriga, o quadril !
Aqueceu
!”
13- Trânsito
Objetivos:
desenvolver a atenção, discriminar cores.
Desenvolvimento:
A professora fica com 4 cartões de cores diferentes. Cada cartão tem um
objetivo a ser cumprido. Exemplo:
Cartão
vermelho = mexer a cabeça
Cartão
amarelo = tocar os pés
Cartão
azul = pular, balançando os braços
Cartão
verde = andar para trás, tocando as costas.
14- Aponte o que ouviu
Objetivo:
desenvolver a coordenação motora e agilidade.
Desenvolvimento:
Colocar a turma em círculo e a professora começa dando o exemplo (fala-se uma
parte do corpo e aponta outra – “Este é meu nariz, apontando para o pé.”) A
criança que continuar deverá apontar para o seu pé e falar o nome de outra
parte do corpo.
15- Pique cor
Objetivos:
aprender a localizar-se no espaço e reconhecer cores.
Desenvolvimento:
A professora espalha materiais de cores diversificadas pela sala e escolhe um
aluno por vez para pegar o objeto da cor escolhida por ela. O aluno que não conseguir
encontrar, receberá pistas. Ex. cor amarela: amarelo é a cor do sol. O aluno
que encontrar, deve segurar o material da cor determinada, para ir eliminando
as cores.
Bibliografia sugerida:
. Guerra, Marlene - Recreação e lazer - Ed. Sagra
. Almeida, Geraldo Peçanha de (org.)- Práticas de Educação Infantil - Ed. Wak
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